Como ler mais?
5 dicas para criar hábitos de leitura
Ler é um dos meus hobbies preferidos e sinto que me ajuda imenso a desconectar do mundo tecnológico e extremamente rápido em que todos vivemos.
Ainda em adolescente, era uma leitora assídua, facilmente, me perdia na história de um bom livro, no entanto, com o passar dos anos, os meus hábitos de leitura foram diminuindo até chegarem ao ponto de serem nulos.
Há cerca de dois anos, decidi recomeçar a ler e neste artigo descrevo algumas dicas que me ajudaram a retomar um bom velho hábito.
- Lê o que realmente gostas
De nada serve, leres um livro só porque toda a gente fala bem ou porque este é considerado um clássico da literatura. Qualquer hobby deve te proporcionar prazer, caso não o faça, de nada te valerá. Escolhe livros com que te identifiques, assim a probabilidade de os terminares é, obviamente, muito maior.
- Duas é maior do que zero
Começar um novo hábito não é fácil, seja ele qual for. Ao estabeleceres, desde início, grandes metas, irás desanimar e a possibilidade de não conseguires ser bem-sucedido é enorme. Estipula na tua rotina ler no mínimo duas páginas, pode parecer pouco, mas se, normalmente, não lês nenhuma, acredita que duas já é muito bom e, uma coisa te garanto, se todos os dias o fizeres, acabaras, certamente, o teu livro.
- Torna o teu livro no teu melhor amigo
Leva o teu livro para todo o lado, não importa onde fores, leva-o contigo.
Imagina que estás à espera de uma consulta, ou que estás aborrecido na tua hora de almoço, podes sempre arrancar o teu livro da bolsa e lê-lo. Uma vez ouvi que, para tornar algo num hábito, devemos primeiro o tornar acessível e propenso ao nosso dia-a-dia, acredita que resulta.
- Deixar um livro a meio não é penalizado por lei
O que aconteceria ao mundo se deixasses aquele livro que tanto te aborrece a meio? N-A-D-A. Absolutamente nada. Como já referi, a leitura é um hobby que tem como finalidade entreter. Se não estás a gostar de determinado livro, escolhe outro. Não deixes que uma má experiência corrompa algo que pode ser tão prazeroso.
- Estabelece metas
No ano passado, após ter retomado os meus hábitos de leitura, comprometi-me comigo própria a ler 12 livros. Falhei, sim falhei, li onze que, para quem não lê é ótimo, porém fiquem aquém do meu desafio. Iria eu culpar-me por isso? Claro que não, até podia ter lido apenas três, ou um, que já seria melhor do que nenhum.
Contudo, este ano, impus-me ler outra vez os doze e estou resiliente em cumprir o meu objetivo. Estabelece ler x livros, mas sê realista para não te desencorajares. Caso leias mais, melhor. Por outro lado, se leres menos, não tem mal, para o ano há mais. Não sejas demasiado duro contigo próprio, todos somos diferentes e volto a repetir: ler deve ser divertido, o contrário, só te trará dissabores.
Espero que este artigo vos seja útil e boas leituras!
Inês 🤍