Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Inês Saldanha

- este blog é uma tentativa de retomar a escrita que havia, outrora, sido esquecida -

Inês Saldanha

- este blog é uma tentativa de retomar a escrita que havia, outrora, sido esquecida -

Como ler mais?

5 dicas para criar hábitos de leitura

14.02.22 | Inês Saldanha

books__.png

 

Ler é um dos meus hobbies preferidos e sinto que me ajuda imenso a desconectar do mundo tecnológico e extremamente rápido em que todos vivemos.

Ainda em adolescente, era uma leitora assídua, facilmente, me perdia na história de um bom livro, no entanto, com o passar dos anos, os meus hábitos de leitura foram diminuindo até chegarem ao ponto de serem nulos.

Há cerca de dois anos, decidi recomeçar a ler e neste artigo descrevo algumas dicas que me ajudaram a retomar um bom velho hábito.

 

  1. Lê o que realmente gostas

De nada serve, leres um livro só porque toda a gente fala bem ou porque este é considerado um clássico da literatura. Qualquer hobby deve te proporcionar prazer, caso não o faça, de nada te valerá. Escolhe livros com que te identifiques, assim a probabilidade de os terminares é, obviamente, muito maior.

 

  1. Duas é maior do que zero

Começar um novo hábito não é fácil, seja ele qual for. Ao estabeleceres, desde início, grandes metas, irás desanimar e a possibilidade de não conseguires ser bem-sucedido é enorme. Estipula na tua rotina ler no mínimo duas páginas, pode parecer pouco, mas se, normalmente, não lês nenhuma, acredita que duas já é muito bom e, uma coisa te garanto, se todos os dias o fizeres, acabaras, certamente, o teu livro.

 

  1. Torna o teu livro no teu melhor amigo

Leva o teu livro para todo o lado, não importa onde fores, leva-o contigo.

Imagina que estás à espera de uma consulta, ou que estás aborrecido na tua hora de almoço, podes sempre arrancar o teu livro da bolsa e lê-lo. Uma vez ouvi que, para tornar algo num hábito, devemos primeiro o tornar acessível e propenso ao nosso dia-a-dia, acredita que resulta.

 

  1. Deixar um livro a meio não é penalizado por lei

O que aconteceria ao mundo se deixasses aquele livro que tanto te aborrece a meio? N-A-D-A. Absolutamente nada. Como já referi, a leitura é um hobby que tem como finalidade entreter. Se não estás a gostar de determinado livro, escolhe outro. Não deixes que uma má experiência corrompa algo que pode ser tão prazeroso.

 

  1. Estabelece metas

No ano passado, após ter retomado os meus hábitos de leitura, comprometi-me comigo própria a ler 12 livros. Falhei, sim falhei, li onze que, para quem não lê é ótimo, porém fiquem aquém do meu desafio. Iria eu culpar-me por isso? Claro que não, até podia ter lido apenas três, ou um, que já seria melhor do que nenhum.

Contudo, este ano, impus-me ler outra vez os doze e estou resiliente em cumprir o meu objetivo. Estabelece ler x livros, mas sê realista para não te desencorajares. Caso leias mais, melhor. Por outro lado, se leres menos, não tem mal, para o ano há mais. Não sejas demasiado duro contigo próprio, todos somos diferentes e volto a repetir: ler deve ser divertido, o contrário, só te trará dissabores.

 

Espero que este artigo vos seja útil e boas leituras!

Inês 🤍

6 comentários

Comentar post