Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Inês Saldanha

- este blog é uma tentativa de retomar a escrita que havia, outrora, sido esquecida -

Inês Saldanha

- este blog é uma tentativa de retomar a escrita que havia, outrora, sido esquecida -

Moda e Sustentabilidade

Como ter um guarda-roupa sustentável?

21.02.22 | Inês Saldanha

moda.png

Certamente, muito de nós, já ouvimos o termo "sustentabilidade" e não há nada mais trend, neste momento, do que ter um comportamento que seja amigo do ambiente.

Mas afinal o que é a moda sustentável?

Este conceito define o processo de criação de roupas e acessórios que não prejudique o ecossistema, desde a reutilização de materiais até ao uso de fibras naturais. O segredo passa por criar produtos que durem mais tempo e acabar com muito do desperdício que se cria à volta desta indústria.

Embora já existam diversas marcas a criar linhas mais ecológicas, nós todos podemos adaptar certos hábitos que, a longo prazo, se tornarão bastante valiosos, não só para o ambiente, como também para a nossa carteira.

pexels-ike-louie-natividad-3229334.jpg

Seguem-se 5 dicas para adotarem uma conduta mais sustentável em relação ao vosso guarda-roupa.

 

  1. Qualidade VS quantidade

Quantas vezes já deste por ti desesperada sem saber o que vestir diante de um armário atulhado de roupa?  Eu respondo, DE-MA-SIA-DAS! Este acredito, ser o problema de muitas de nós, incluindo-me a mim própria na equação. 

Opta por comprar peças que realmente te assentem bem, que sejam de boa qualidade e que, por consequência, durem uma vida. De nada, serve comprar muito, se depois nada daquilo te será útil no dia-a-dia. Compra de uma forma consciente.

 

  1. Lojas de roupa em segunda mão

Alguma vez entraste numa loja de roupa em segunda mão? Decerto que te surpreenderia.

Grande parte das marcas que todos nós consumimos estão nestas lojas, porém a preços muito mais baixos. Para quem adora uma vibe mais vintage, estas lojas, são um autêntico paraíso dos bons achados e ao comprares nas mesmas, estás a dar uma segunda vida às roupas e a poupar imenso.

 

  1. Investe em acessórios

Num armário sustentável, as peças tendem a ser mais sóbrias para se conjugarem facilmente entre si. Ao investires em bons acessórios conseguirás dar aquele je ne sais quoi ao teu estilo e transformar qualquer outfit para qualquer ocasião.

 

  1. Organiza o teu armário

Eu bem sei o quanto "doí" nos desapegarmos da roupa. Estamos sempre a questionar: “mas e se eu precisar...”. Bom, a mais cruel das verdades é que: não vais precisar. A verdade é que aquele vestido que, ganha pó no fundo do teu armário há mais de dois anos, já nem sequer se adequa ao teu estilo.

Desapega-te das coisas que não usas mais e sentirás, dentro de ti, uma epifania repleta de calma e serenidade, confia em mim.

 

  1. Compra marcas sustentáveis

Hoje em dia, como referi anteriormente, não faltam marcas a adotar esta conduta e é muito mais fácil encontrares roupa com que te identifiques e que não deixe um rasto de problemas ao ser produzida. 

 

pexels-ron-lach-9770971.jpg

 

Tudo isto são dicas e, claro, que não temos que ser extremistas em relação às mesmas.

Permite-te experimentar alguns hábitos e, percebe até que ponto estes são benéficos para ti.

A chave é tentar sempre evoluir e ser melhor.

Espero que tenham gostado deste artigo e se souberem de mais dicas, digam-me nos comentários.

Inês 🤍

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Inês Saldanha

    21.02.22

    Obrigada pelo comentário, querida. Fico muito contente que tenha gostado.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.