Trench Coat
De tendência a tradição
O trench coat surgiu no séc. 19 com um propósito completamente diferente daquele que tem hoje em dia.
Sobreviveu a décadas de transformações, passou de tendência a uma peça tradicional e este Outono/Inverno continua a ter uma forte presença nas passerelles e na rua.
Charles Macintosh, foi quem criou o primogénito modelo do trench coat. A sua primeira aparição acontece em 1823, conhecido como o casaco impermeável, este era feito maioritariamente de borracha e lã.
Nos anos seguintes, Aquascutum, uma empresa britânica, começou a fabricar versões do trench coat que se popularizaram entre os militares na Guerra da Criméia (1853-1856).
Contudo, a lenda do trench coat surge em 1856, com Thomas Burberry, fundador da tão aclamada marca, Burberry.
Foi em 1879 que Thomas criou a icónica gabardine, usada mais tarde pelos soldados britânicos, na Segunda Guerra dos Bôeres (1899-1902).
É importante realçar que cada elemento do trench coat tem um propósito.
A fivela do cinto servia para prender as munições, as dragonas nos ombros, serviam para segurar as máscaras de gás, o peitilho para segurar a arma, os botões no punho para isolar o vento, etc.
Foi entre 1914 e 1916, com uma encomenda de milhares de casacos da Burberry, que o ministério da Guerra inglês populariza este casaco.
O modelo original sofre alterações para facilitar a sua produção e surge então o trench coat que conhecemos nos dias de hoje.
Desde os militares britânicos, capitães e almirantes a estrelas do cinema, o trench coat percorreu o mundo fora, deixando de ser tendência para se tornar tradição.
Durante várias décadas a Burberry tem garantido inovação a esta peça, permitindo-lhe sobreviver ano após ano no estrelato da moda e nas ruas.
Outras marcas, mundialmente conhecidas, também possuem uma versão do trench coat.
Por exemplo, a Dior apostou numa versão verde militar escura enquanto a Givenchy preferiu incorporar na peça detalhes de alfaiataria.
Como um verdadeiro cameleão que é, o trench coat, continua a percorrer as ruas das cidades este Outono.
Confere algumas formas de o usar e deixa-te inspirar.